top of page

Meu filho não entende Monteiro Lobato, e agora?

Assim como temos de ter consciência da importância de Monteiro Lobato (1882-1948) para a literatura infantil brasileira (leia pequena biografia de Monteiro Lobato), precisamos entender que o jovem leitor de hoje pode ter dificuldade em ler os livros do autor.

E a culpa não é de ninguém especificamente.

É claro que há toda uma questão educacional que engloba o hábito de leitura do brasileiro, mas isso foge ao tema deste texto, apesar de ter influência no comentário a seguir.

Linguagem

O fato é que, em alguns dos livros infantis de Monteiro Lobato, a linguagem utilizada pode afastar leitores, particularmente os mais jovens.

A maneira como algumas frases são escritas (sintaxe) não são mais de uso cotidiano como eram quando do lançamento das obras, na primeira metade do século 20 (Os doze trabalhos de Hércules, o último livro infantil do autor, foi publicado em 1944).

A dificuldade, no entanto, é normal, afinal de contas há livros de Lobato escritos há quase um século (A menina do narizinho arrebitado, mais tarde intitulado Reinações de Narizinho, é de 1920). Não é de se estranhar, portanto, que a estrutura de algumas frases canse o novo leitor que, na maioria das vezes, teve seu primeiro contato com os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo por meio de outras mídias, como animações e séries de TV, ou livros simplificados.

Reinações?

Além da sintaxe, o vocabulário é um obstáculo razoavelmente difícil para ser enfrentado sozinho pelo jovem leitor.

A criança que se aventura pelas histórias precisa ser incentivada a inferir os significados de algumas palavras e a buscar outras no dicionário ou eventual glossário da edição que está lendo.

Um bom exemplo da questão do vocabulário é o título Reinações de Narizinho. Afinal de contas, a palavra reinação está relacionada a reino? Uma interpretação descuidada, pode chegar a essa conclusão sem que se perca qualidade da leitura do livro. Poucos sabem hoje que reinação é sinônimo de brincadeira, folia.

Por onde começar a ler os livros de Monteiro Lobato

Por tudo isso, o melhor jeito de apresentar o universo de Monteiro Lobato para as crianças é através dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Narizinho, Emília, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nastácia são literariamente tão ricas que sobrevivem fora dos livros de Monteiro Lobato.

Aproveite isso para falar do universo desses personagens através de filmes, animações, músicas.

Essas mídias, num primeiro momento, conseguem traduzir o rico imaginário de Monteiro Lobato para o jovem de maneira mais efetiva que os livros.

Aos poucos, as crianças vão querer mergulhar ainda mais no mundo do Pica-Pau Amarelo e o caminho obrigatório será o dos livros.

Quando isso acontecer, porém, a intimidade com a turma já será tão grande que sintaxe e vocabulário serão apenas detalhes que não atrapalharão ou impedirão o jovem de fazer a leitura prazerosa das obras.

O blog Coisa de Criança acredita que este caminho é mais interessante que a reescrita da obra de Monteiro Lobato.

Ordem das obras do escritor Monteiro Lobato

As obras de apresentação dos personagens e do Sítio do Pica-Pau Amarelo podem funcionar muito bem para o início da leitura de Monteiro Lobato.

Experimente ler:

1- Reinações de Narizinho

2- Memórias de Emília

3- Caçadas de Pedrinho

4-O Minotauro

Quando as crianças começarem a se divertir com as peripécias de Pedrinho, perceberão que ele é muito mais interessante que Percy Jackson, assim como os perigos que corre são muito mais assustadores.

Guia rápido

Em resumo, para que seu filho leia Monteiro Lobato, o Coisa de Criança sugere as seguintes etapas:

1- Conscientizar-se de que pode ser uma leitura difícil, mas rica e fundamental.

2- Apresentar os personagens por mídias alternativas (animações, séries, músicas)

3- Sugerir a leitura livre quando a criança quiser (deixe que ela infira sentidos e significados de expressões e palavras)

4- Orientar a leitura dos livros na seguinte ordem:

Reinações de Narizinho

Memórias de Emília

Caçadas de Pedrinho

O Minotauro

COMPRE NA AMAZON.COM.BR E COLABORE COM O BLOG COISA DE CRIANÇA





Alguns segredos da crônica

Você conhece crônica? Escrever crônica não é fácil. É um gênero de texto que exige uma certa intimidade com as palavras e um jeito especial de ver as coisas que acontecem ao nosso redor e, ainda, ter

bottom of page