top of page

Romance infantojuvenil tira pré-adolescência do limbo


Além do longo título, o livro infantojuvenil “O dia que minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas ilhas Maldivas”, de Keka Reis (editora Seguinte), tem uma característica muito peculiar: aborda as agruras, dúvidas e angústias dos pré-adolescentes de 11 anos. Ou será que retratar o mundo do início do ensino fundamental 2 é ainda tratar da infância de crianças de 11 anos?


FAIXA ETÁRIA NO LIMBO

Essa faixa etária não tem recebido a devida atenção da literatura nacional ou do teatro. Ou se criam enredos com personagens mais novos, realmente infantis, ou mais velhos, adolescentes efetivamente.

Os sentimentos e pensamentos dos pequenos entre 10 e 13 anos acabam ficando no limbo, entre um mundo em formação e repleto de novidades e outro marcado pelo ritmo hormonal e a proximidade da vida adulta.


DECLARAÇÃO DE AMOR ATRAPALHADA

Em “O dia que minha vida mudou…”, a menina Mia, 11 anos, recebe um bilhete de seu melhor amigo. Ele a convida para voltar para casa ao lado dele na perua escolar.

Embora façam isso todos os dias, já que são melhores amigos, o bilhete carinhoso, que acompanha uma barra de chocolate, é a forma encontrada pelo rapaz para transformar a amizade em namoro.

A atitude provoca reações entre hilárias e tragicômicas. A autora faz um retrato realista usando o ponto de vista da personagem principal.


A linguagem é trabalhada cuidadosamente, e dá veracidade à personagem de 11 anos, suas questões, seus amigos e o universo escolar em que vive. Um mundo em que praticamente não há espaço para pessoas da idade dela, que vê tudo desmoronar, a começar pelo recreio que se transforma em “intervalo”, e o pátio do colégio, ocupado pelos adolescentes “originais de fábrica”.


Incomodada, Mia encontra na cabine do banheiro feminino seu espaço de reflexão, de onde, no entanto, consegue ouvir conversas e assim inferir fatos sobre seu ex-amigo e futuro possível namorado.


CONTINUAÇÃO DE RESPEITO


Atendendo ao interesse dos jovens pré-adolescentes pelas séries, seja de televisão ou de livros, há uma continuação ao primeiro livro: “O dia em que minha vida mudou por causa de um pneu furado em Santa Rita do Passa Quatro”.


A personagem continua divertindo com seus pensamentos, ações e trapalhadas. O que tinha começado no primeiro livro ganha mais corpo neste volume agradando não só pré-adolescentes, mas jovens que gostam de uma boa história e de personagens divertidos que ficam na cabeça ao final da leitura.



A ventania

Estava uma ventania dessas de bater as janelas e fazer as roupas do varal dançar coreografia. Zunia e assobiava noite e dia. Sinal de que alguma coisa acontecia. Enquanto os adultos cochichavam, o men

bottom of page