top of page

Palavras dentro de palavras

Uma das habilidades fundamentais durante a alfabetização é a identificação e o manejo das partes da palavra. Trata-se de uma verdadeira descoberta.

É o momento em que a criança toma consciência, gradualmente, de que a palavra possui unidades. Ou seja: pode ser dividida em sons, representados por letras que, agrupadas, dividem-se em sílabas.

Uma das atividades que proporcionam a consciência da possível segmentação das palavras em unidades menores (sílabas e letras/sons) é a de identificação de palavras dentro de palavras.

A descoberta de que uma palavra pode conter outras pode ser um momento de pura diversão.

Descobrir que as sílabas de CAJU rearranjadas podem formar o nome JUCA, por exemplo, é a revelação de que há um Juca em caju, o fantástico e o inusitado da descoberta torna o ato de ler uma das atividades mais divertidas da vida. Afinal, o fantástico, o nonsense e o absurdo afloram como poesia do que poderia ser apenas sisudez e regras.

Coisa de Criança quer colaborar para que esse momento de descobertas fique ainda mais colorido e divertido.

Para isso, publicamos alguns poemas que desenvolvem a atividade de encontrar palavras dentro de palavras, proporcionando ao jogo um contexto que destaca o que há de divertido no processo da alfabetização.

No caso do JUCA / CAJU, os versinhos dizem assim:

Leva-se também às últimas consequências da brincadeira e do fantástico a composição CAMA + LEÃO, propondo-se que o réptil na verdade engoliu tanto a cama quanto o leão.

Acompanhe as publicações no Instagram coisadecrianca_blog e leia outros versos, como o que conta como foi encontrar um Pato de sapato.

O PRÍNCIPE SAPO ou A PRINCESA E O SAPO

O PRÍNCIPE SAPO (este texto pode ser ouvido no podcast VOCÊ JÁ IMAGINOU?) O SOL SE RETIRAVA E A MENININHA ATRAPALHADA ENFIAVA SEUS BRINQUEDOS NA MOCHILA ESTAMPADA. NA CABEÇA, A APRESSADA LEVAVA A COR

A experiência podcast: VOCÊ JÁ IMAGINOU?

Coisa de criança precisa acompanhar o que pessoalzinho gosta. Vejo os pequenos de nariz enfiado no tablet e penso: será que estão vendo algo interessante? Não tenho nada contra narizes quadrados, mas

bottom of page