top of page

Ler para crianças: 4 dicas práticas

Ler para crianças pode ser desafiador. Afinal, prender a atenção dos pequenos com palavras, e apenas palavras, não é um exercício fácil.

Nos últimos dez anos, tenho experimentado técnicas diferentes para crianças de idades diversas.

Como aqui não é espaço para teorias, vamos aos aspectos práticos principais para você que deseja se divertir lendo para uma criança.

DICAS PRÁTICAS

Minha primeira dica: a leitura não pode ser monótona. O que não quer dizer que você precisa ser um mestre das artes cênicas. Nem oito, nem oitenta. Encontre o tom e a entonação que combine com o livro e que chame a atenção dos pequenos.

Se estiver disposto a contar a história com bonecos, fantasias e outros objetos, fique à vontade. Isso funciona bem com crianças menores. Mas você também precisa se divertir.

Segunda dica: não espere que os ouvintes prestem atenção desde a primeira palavra. Muito menos se estiverem em grupo. O importante é que aos poucos as crianças mergulhem naturalmente na história. Siga lendo mesmo que perceba que as atenções estejam distantes. Certamente as crianças estão ouvindo e quando você menos esperar vão prestar atenção como você deseja.

Terceira dica: não cobre comportamento, postura, silêncio absoluto etc. Algumas vezes, a leitura não chama a atenção nem nos primeiros 10 minutos. Se isso acontecer, avalie. Encerre calmamente e prometa continuar no dia seguinte. E não há nada de errado. Provavelmente a criança não está no espírito de ler. Ou o livro não lhe chamou a atenção.

No caso dos ouvintes menores, deixe que vejam as imagens do livro. Se pegarem o volume e começarem a morder, lembre-se: mais vale um livro destruído que esquecido.

Quarta dica: não transforme a leitura em uma chamada oral. Não fique perguntando sobre personagens ou sobre passagens da história a cada dois parágrafos. No máximo, lembre onde pararam a leitura no dia anterior e siga.

O mesmo vale para o vocabulário. Não pare para explicações por sua conta. Se a criança tiver dúvidas, vai perguntar. Nesse caso, explique em poucas palavras e volte a ler.

Teste essas dicas com as histórias curtas publicadas pelo Coisa de Criança.

*** #publi Compre na Amazon.com.br



Alguns segredos da crônica

Você conhece crônica? Escrever crônica não é fácil. É um gênero de texto que exige uma certa intimidade com as palavras e um jeito especial de ver as coisas que acontecem ao nosso redor e, ainda, ter

Canções com Paulo Tatit

Coisa de Criança está fazendo um curso fantástico: Criando Canções, com o mestre das letras e músicas Paulo Tatit, do Palavra Cantada. Ele mesmo! O desafio de cada aula é escrever uma letra para linda

Comments


bottom of page