top of page

Instagram: jovens inovam ao mostrar vida real

Alguns jovens norte-americanos têm inovado na forma de usar o Instagram.

Mostrando um completo domínio do significado e dos efeitos das redes sociais, criaram uma conta paralela à, digamos, do dia a dia.

“Rinstagram”

A nova conta é mantida em modo privado, ou seja, só entra quem o proprietário permite.

A preferência normalmente é pelos amigos mais próximos. Não apenas os virtuais, mas amigos que realmente compartilham momentos juntos, na escola, no trabalho, no bairro etc.

Nesse ambiente mais íntimo, o jovem posta como se sente na realidade, sem filtros.

Aborda suas angústias, seu tédio cotidiano preso a uma rotina implacável, suas derrotas, seus problemas particulares… Enfim, tudo aquilo que os usuários do Instagram, e de redes sociais em geral, preferem não compartilhar: realidade.

É daí que vem o nome “rinstagram”, uma combinação de real com Instagram (real Instagram, em inglês).

“Finstagram”

O “rinstagram” é o oposto do “finstagram”, ou falso Instagram (fake Instagram, em inglês).

Os “finstagrams” são espaços de divulgação de momentos eternamente felizes, de conquistas, com baladas e paisagens paradisíacas. Ou seja, mais de 90% do que vemos diariamente no app.

Redes sociais

Ao diferenciarem esses dois espaços, os jovens chamam a atenção pelo discernimento que demonstram ter em relação às redes sociais. Entendem que há o espaço público e o privado, mesmo que no mundo virtual. Trabalham a imagem fake como todos para viver a realidade no seu grupo de relações mais próximas e afetivas. Protegidos.

Com seus “rinstagrams”, os jovens dão uma verdadeira aula do conceito de redes sociais e de como viver com sua onipresença.

Mas será que esta é uma atitude saudável? O espaço afetivo não deveria ser concreto?

Como não há nenhuma análise sobre o assunto ainda, resta acompanhar e refletir sobre a necessidade dos jovens em construir um espaço virtual reservado para poderem se apresentar como realmente são.

Instagram na prática

Embora a idade recomendada para o uso das redes sociais seja a de 13 anos, sabe-se que muitas crianças estão circulando pelo mundo virtual do Instagram. Inclusive sujeitas a participarem de “rinstagrams” ou até construírem seus próprios canais de realidade.

Parece ser um movimento que está chegando para ficar. Por isso, Coisa de Criança voltará ao tema em breve.

#coisadecrianca #instagram #instagramparajovens #programacaodecomputador #pais #rinstagram #dicasparamaes #criancaseinstagram #INFANCIA #EDUCACAO #dicainfantil #maes #paisefilhos #youtube #dicasparapais #whatsapp #virtual #crianca #controleparental #Dica #novidadenoinstagram #internet #consumoinfantil #dicas #app #finstagram #celular #comportamentoinfantil

Você conhece crônica? Escrever crônica não é fácil. É um gênero de texto que exige uma certa intimidade com as palavras e um jeito especial de ver as coisas que acontecem ao nosso redor e, ainda, ter

Coisa de Criança está fazendo um curso fantástico: Criando Canções, com o mestre das letras e músicas Paulo Tatit, do Palavra Cantada. Ele mesmo! O desafio de cada aula é escrever uma letra para linda

Dois mil e vinte e dois será um ano que valerá por dois. Estamos – mundialmente – há centenas de dias dentro de casa, nas telas, dedos presos no teclado. Dois mil e vinte. Dois mil e vinte sorrisos pr

bottom of page