VOCÊ SABE DO QUE SEU FILHO TEM MEDO?

Obra de Rivane, artista plástica, sobre o medo infantil.

Obra de Rivane, artista plástica em exposição no MAR, no Rio de Janeiro.


Não se engane. Assim como os dos adultos, os medos de seus filhos estão escondidos sob camadas de fantasia, experiências, frases interrompidas, vergonhas sem sentido, regras etc etc. Para enfrentar o que não é dito, a artista Rivane Neuenschwander construiu, a partir de workshops com os pequenos, as armaduras que os transformam em super-humanos.

Coloridas capas-armaduras-parangolés quando vestidas dão poderes para que crianças (e adultos também!) enfrentem de igual para igual os seus medos. As peças estão expostas e à disposição do visitante de “O Nome do Medo”, em cartaz no MAR (Museu de Arte do Rio).

Você e seu filho podem vestir as belas criações e desfilar pela passarela. Há as armaduras criadas para enfrentar o medo de lava de vulcão, de bala perdida, de perder os pais, de ficar sozinho, da morte… (As legendas das vestimentas são um espetáculo à parte, para anotar e nunca mais esquecer.)

Girar com aqueles parangolés-armaduras é um exercício para encararmos de frente o que nos habita, rir do pesadelo que tira nosso sono e nos reencontrarmos na brincadeira em público, aos olhos dos outros e de nós mesmos refletidos nos espelhos.

Enquanto um e outro desfilam, experimente brincar nos retroprojetores narrando histórias ou destruindo seres desenhados que só encontramos nos nossos pesadelos mais terríveis.

Além da beleza plástica das peças e do espaço, “O Nome do Medo” convida a uma experiência rara: converse com seu filho durante e depois da visita, descubra seus medos. Muita coisa nova pode vir à tona. Ficha técnica: O Nome do Medo. Artista: Rivane Neuenschwander. Fashion designer: Guto Carvalhoneto. Onde: Museu de Arte do Rio (MAR) – Praça Mauá, 5 – Centro. Quando: Terça a domingo, das 10h às 17h. Às segundas o museu fecha ao público. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (55 21) 3031-2741 ou acesse o site http://www.museudeartedorio.org.br.

Avaliação: “O Nome do Medo”, de Rivane Neuenschwander é…

Coisa de criança? Sem dúvida.

Para que idade? Todas as idades.

#coisadecrianca #RIVANENEUENSCHWANDER #artista #pais #ARTE #criancas #MEDOSDECRIANCA #dicainfantil #maes #dicasparapais #COISADECRIANCAABRACOSCOMPORTAMENTOJOGORESISTENCIA #RIODEJANEIRO #EXPOSICAO #dicas #ARTESPLASTICAS